Zen Garden Design

Monge Enjo

Monge Stahel Enjo

O monge Stahel Enjo graduou-se em Engenharia Agronômica em 1986. Após vários anos trabalhando com projetos agroflorestais na Amazônia e agroecológicos em São Paulo, em 1995, seguindo um antigo anseio, decidiu tornar-se monge, sendo ordenado pela Monja Coen no Templo Busshinji, em São Paulo.

Em 1998 foi admitido como primeiro monge estrangeiro para treinamento tradicional no rigoroso mosteiro sede da escola Soto Zen em Sojiji, Japão. Após seu treinamento monástico, pode também familiarizar-se com os aspectos estéticos dos jardins em visitas aos templos e mosteiros de Kyoto, com uso de bambu e com técnicas de bioconstrução como tsuchi kabe.

Desde 2002 vive entre o Templo Taikanji, em Pedra Bela, onde regularmente promove retiros para a prática de Zazen e Yoga, e Bragança Paulista, onde orienta grupos de meditação e atua como paisagista.

O Monge Enjo tem como sua principal fonte de inspiração o trabalho executado pelo renomado monge paisagista Monge Shunmyo Masuno, abade do Templo Kenkohji de Yokohama e fundador da Japan Landscaping Consultants Ltd, com quem teve a oportunidade de trabalhar e executar um jardim no estilo ryoji em Meguro, Tokyo, em 2008.

Zen Garden Design | Monge Enjo - Bragança Paulista, SP - (11) 99555-2378 - (11) 2473-0912