Zen Garden Design

Introdução ao tsuchi kabe

Foto de uma construção em Tsuchi Kabe

Antigamente muito utilizada no Japão, ainda hoje a técnica de tsuchi kabe é empregada na construção de templos, casas e outras edificações no estilo tradicional.

Consiste na utilização de matérias primas naturais, tais como pedras, paredes leves e finas de estrutura em madeira, bambu, terra, argila, palha de arroz e outras fibras. Profissionais altamente especializados nesta técnica, chamados de Daiku-san, utilizam estes ingredientes com extrema habilidade, construindo não só habitações bonitas e agradáveis de se viver, como também muito resistentes às intempéries como terremotos e furacões.

O corpo da parede de tsuchi kabe é formado por um gradil de talas de bambu, amarradas com fio de sisal, reforçado por sarrafos de madeira. Sobre este gradil é aplicada a mistura curtida de barro com palha de arroz em diversas camadas. No reboco final das paredes, normalmente se utiliza argila na cor que se queira deixar a parede, dispensando, portanto, se quiser, posterior pintura e repintura. O resultado final é um perfeito acabamento, sem trincas ou rachaduras.

É uma técnica de bioconstrução excelente, indicada para quem quer um ambiente natural, saudável e de rara beleza.

No Brasil, usamos esta mesma técnica de uma forma adaptada às nossas condições de solo, clima e matérias primas disponíveis.

Zen Garden Design | Monge Enjo - Bragança Paulista, SP - (11) 99555-2378 - (11) 2473-0912